domingo, 21 de junho de 2015

Corpo e mente

Marilena Chauí e Juvenal Filho - Wmf MartinsFontes
Filosofias: A arte do pensar, organizados por Marilena Chauí e Juvenal Filho, traz a perspectiva filosófica facilitada. A coleção é um pouco parecida com a coleção primeiros passos. Na semana passada falei do segundo livro sobre argumentação, confira mais detalhes sobre o significado do ser humano e o que ele realmente representa.
Sinopse: No livro Corpo e mente, Silvana Ramos, traz as perspectivas analíticas de Descartes e Maurice sobre o que realmente é o ser humano. O que é real ou ilusão? Será que o humano é caracterizado somente por ser racional e por ter sentidos (visão, audição, tato entre outros)? Neste livro, a autora traz questionamentos, elaborando uma trajetória sobre o pensamento de Descartes e Maurice. Não é um livro muito teórico e sim, uma iniciação aos estudos de filosofia, dando um paliativo para instigar a curiosidade, levando aos principais assuntos e no final, a autora apresenta dicas de leitura e sites para melhor desenvolvimento do assunto.
Capa: A capa segue uma linha simples, dando destaque a arte que representa o tema do livro.
Narrativa: Como os demais livros, os autores trazem uma perspectiva questionadora, onde logo após eles segmentam o texto, explicando e exemplificando o assunto, por exemplo, quando a autora menciona René Descartes e seu texto, onde a mesma estabelece um caminho para o pensamento do filósofo, explicando, comparando e apresentando exemplos, tornando a compreensão mais rápida.
Linguagem: Da mesma maneira que o primeiro e o segundo livro, os autores seguem com uma linguagem bastante facilitada (comparada a alguns livros filosóficos) para realmente instigar o interesse pela leitura. A cada livro lido da coleção, é necessário verificar as notas e seguir para o próximo, pois cada vez mais a linguagem vai ficando mais complicada. A coleção torna a leitura avançada a cada livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário