terça-feira, 21 de julho de 2015

Semana da mulher negra traz comemorações

O que é?
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o Cine Teatro Solar Boa Vista recebe a 2ª edição da Semana da Mulher Negra. Os encontros acontecem entre os dias 19 e 25 de julho e trazem feiras, workshops, rodas de conversa, shows e exibições de documentários para a mulher negra. Como o tema do ano é o cabelo crespo e cacheado. Na Terça,21, continuando a programação cinematográfica, às 19h30, é a vez da exibição do documentário “25 de julho - Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa”, dirigido por Avelino Regicida. O filme aborda a importância do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana, a partir de entrevistas feitas com mulheres negras em São Paulo.Após a apresentação do documentário haverá um bate-papo sobre o documentário com a participação da coordenadora executiva do Instituto Odara - Instituto da Mulher Negra, Valdecir Nascimento, e com a representante do Coletivo Nacional de Juventude Enegrecer, Samira Soares.
Quarta, 22, e Quinta, 23 acontece a oficina de Mediação de Contos Étnicos com  o GrupUsina de Teatro, ministrada pela atriz, diretora teatral, escritora e mediadora de leitura, Ana Paula Carneiro. De acordo com  a facilitadora, o intuito será trazer para os jovens livros que retratam a  mulher negra na literatura, buscando a valorização da identidade dos participantes.
No encerramento na Sexta, a partir das 19h, a cantora e musicista Emilie Lapa apresenta o show "Ilá - Um canto ancestral", com a proposta de trazer para os palcos o grito das mulheres negras contra todos os tipos de preconceitos e a favor da identidade feminina. A cantora trará um repertório de canções autorais, além de releituras de músicas e poesias com influências afro-brasileiras. Os ingressos custam até R$10.
Onde é?
Cine teatro solar boa vista
Quando é?
Entre os dias 19 e 25 de Julho.
Quanto é?
Entre 0 e 10 reais.
P.s- As oficinas são destinadas a estudantes de escolas públicas, com horários pela manhã e tarde, com entrada gratuita.