domingo, 6 de março de 2016

Lançamento do Livro Mulheres na Física

O que é?
“Mulheres na Física: casos históricos, panorama e perspectivas”, editado pela Editora Livraria da Física e organizado por Elisa Saitovitch (CBPF), Renata Funchal (USP), Márcia Barbosa (UFRGS), Suani Pinho (UFBA) e Ademir Santana (UNB).
O livro está dividido em três partes. Na Parte I, os capítulos descrevem as trajetórias de mulheres da história universal do período contemporâneo em sua atuação na área de física. Os capítulos da segunda parte do livro são dedicados às mulheres da história da física no Brasil, dando ênfase ao pioneirismo destas mulheres e o impacto que tiveram na criação de diferentes instituições no Brasil. A terceira e última parte aborda questões sobre a pouca participação de mulheres na disciplina, realizando uma análise de natureza estatística. A pesquisa, baseada nos bancos de dados de agências de fomentos, da Sociedade Brasileira de Física e em dados provenientes dos encontros internacionais e nacionais, tenta trazer luz ao problema da insipiente participação das mulheres em física.
O livro “Mulheres na Física” apresenta uma coletânea de artigos, escritos por autores convidados, entre os quais três atuam ou atuaram no Instituto de Física da UFBA: Aurino Ribeiro Filho (in memoriam), Olival Freire Júnior e Saulo Carneiro. O trabalho foi organizado pelos membros da antiga Comissão das Relações de Gênero da Sociedade Brasileira de Física.
Onde é?
Reitoria da UFBA.
Quando é?
8 de março, 17 horas.
Quanto é?
Gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário