quinta-feira, 16 de julho de 2015

Resenha: Mídia - fonte & pensamento

Editora: Edufba
Aut@r: Edson Fernando Dalmonte
Capa: A UFBA sempre faz capas maravilhosas. Simples, mostrando Gilberto Freyre, dando destaque ao título - Mídia - que para pessoas como eu, que estuda em uma área ligada, chama logo atenção.
Narrativa: Para quem conhece o trabalho de Freyre, a leitura segue de maneira mais fluente, porém para os que não conhecem, dificuldade de leitura será inevitavél. A disposição de capítulos é bem distribuída, tornando a leitura mais prazerosa - por se tratar de um livro em parte teórico - devido a seus diversos capítulos.
Visão: São quatro capítulos, cada um falando desta grande personalidade brasileira, Gilberto Freyre. Mesmo que para alguns, Freyre, foi um escritor que criou diversos estereótipos do brasileiro e que criou o mito das três raças, entre outros, o escritor contribuiu muito para o desenvolvimento da mídia no Brasil. O livro traz todas as perspectivas da vida de Gilberto Freyre voltado para a mídia, para o jornalismo.
Na primeira parte, Edson Dalmonte, relata como Freyre era plural, eclético e objetivo em sua escrita, no seu pensamento. Trazendo as bases da ideologia de Freyre, quem foi o grande pensador que influenciou no seu desenvolvimento. Na segunda parte, o autor relata a vida de Freyre no foco jornalistico, suas experiências nos E.U.A. e no Brasil. Nas terceira e quarta parte o autor mostra a culturalidade de Freyre, sua importância para a população, suas publicações, entre outros. No livro, Edson, pesquisa sobre a vida de Freyre de forma bastante intensa, falando de suas caracteristicas pessoais e profissionais, falando dele como grande pessoa, sociólogo e jornalista. Nas mais variadas perspectivas profissionais de Freyre, Dalmonte exacerba sua inteligência de se relacionar com a mídia. Por fim, a morte desta grande personalidade brasileira, foi de grande impacto para o Brasil e para o mundo.
O que realmente representou Gilberto Freyre para o jornalismo e para a cultura brasileira, com seus estudos antropológicos e sociológicos? Gilberto foi uma importante figura mediática brasileira, contribuindo com diversas pesquisas e artigos para o campo acadêmico e social brasileiro. Além de sua trilogia principal mais famosa, seus artigos publicados no diário de Pernambuco e outros tantos  jornais, a vida de Gilberto foi de enorme sucesso. Neste livro, o autor faz todo um estudo da vida midiática do escritor, antropólogo, jornalista e sociológo. Como Gilberto conseguiu utilizar da mídia brasileira para ter uma atenção voltada para ele, para seus artigos. O autor mostra de várias formas de como Freyre utilizava a mídia a seu favor e como ele conhecia a mesma e comparando seus métodos de pesquisa de campo com métodos de outros países, fazendo valer que os métodos utilizados por Freyre foram inovadores. Vale a pena ler sobre a vida de freyre, sua contribuição para a sociedade brasileira, como esse autor foi importante para o mundo jornalístico.Vale muito a pena ler este livro, principalmente para quem já leu seus três grandes sucessos (Casa grande e senzala; Sobrados e Mucambos e Ordem e progresso), porque compreender quem foi Gilberto Freyre, sua culturalidade e o mais importante, como ele sabia lidar com a mídia e manipula-lá ao seu bel prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário