terça-feira, 22 de setembro de 2015

Produção “artística” indígena contemporânea nos museus de Salvador

O que é?
O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Rua Frei Vicente, Pelourinho), promove a palestra: Produção “artística” indígena contemporânea – funções, significados e outras atribuições tribais, integrando a programação da 9ª Primavera de Museus. Nela, o palestrante Marivaldo Bentes da Silva (Professor de História da Arte e Artes Indígenas na EBA/UFBA) vai desenvolver uma apresentação sobre a cosmologia de diversos povos indígenas, que influencia a produção e dá significados aos grafismos utilizados pela etnia. Os participantes também vão elaborar uma composição decorativa em pratos de cerâmica inspirados nos grafismos indígenas.
O museu destaca também outras atividades que ocorrerão durante a Primavera. No dia 22/09, às 9h30 e às 14h, a Oficina de Pintura em azulejos com motivos indígenas exibirá um vídeo para apresentar a pintura indígena em diversos suportes, incluindo a cerâmica, bem como seus significados e grafismos. Em seguida, haverá discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira. Por fim, os presentes criarão composições nos azulejos inspirados nos motivos indígenas. Em 24/09, às 9h30, a Oficina de Jardim suspenso trabalhará com a mesma metodologia, promovendo discussão sobre a influência dessa cultura na formação da tradição ceramista brasileira e criação de composições nos vasilhames de argila inspirados nos motivos indígenas. A Primavera dos Museus acontece anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura (IBRAM/MinC), com o objetivo de mobilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. O evento deste ano acontece no período de 21 a 27 de setembro e tem como tema ‘Museus e Memórias Indígenas’. Durante a semana, públicos de todas as idades terão a sua disposição uma vasta programação.
Onde é?
Nos museus e espaços da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Quando é?
Oficina - no dia 25/09, às 13h
Primavera de museus ocorre de 21 a 27 de setembro.
Quanto é?
Gratuito.

Confiram a programação abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário