segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Resenha: Marketing 3.0

Editora: Elsevier e Campus 
Aut@r: Philip kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
Capa: Para um livro teóricos capa chama atenção pela sua leveza e clareza, abrangendo dois motivos: o nome do autor mais famoso do mundo em marketing foi colocado maior que os outros somado ao título, o que pode fazer o consumidor adquirir o livro pela capa (principalmente para estudantes).
Narrativa: A mesma simplicidade dos livros que Kotler escreve, este livro caminha na mesma direção principalmente quando somado aos diversos exemplos, o que legitima e faz qualquer leitor apreender o conteúdo da melhor maneira. 
Visão: O que realmente significa marketing e quais são suas verdadeiras ferramentas? Será que marketing é a mesma coisa desde a revolução industrial e as empresas atuam da mesma forma ou o marketing foi adaptando-se ao longo dos anos? Essas e tantas outras questões são respondidas neste livro, onde Philip Kotler traz todos os conceitos chaves do marketing,  sua formação e como o mesmo contribui e contribui para evolução do mercado. Nesta perspectiva os autores fazem a construção do marketing da contemporaneidade,  da vida, do espírito, um marketing que pode ser confundido com o holístico, contudo, há um grande diferencial. Propriamente dizendo, o autor não faz esta comparação no livro, mas para quem já conhece um pouco da área, vai realmente fazer uma grande diferença. 
Contrair uma marca para vender não somente basta no século em que estamos vivendo, onde os clientes estão mais inteligentes,  conectados e por dentro da legislação e das responsabilidades socio-ambientais. Tudo isso reflete no posicionamento de marketing de todas as organizações,  seja ela voltada para indústria,  varejo, entre tantos outros segmentos. Organizar,  planejar e executar não é o suficiente no marketing 3.0, colaborar para a evolução da sociedade, da natureza e do espírito humano faz toda a diferença. Viver em uma sociedade de consumo já não basta, é preciso viver com perspectivas ajudar o outro, de ajudar o mundo a ser um ligar melhor para viver. 
Neste grande livro, Philip kotler e seus outros autores utilizam como modelo principal de mercado a Ásia,  em especial a China, para exemplificar e legitimar seus ideais. Dentro do livro Marketing 3.0, as propostas de mudar são inúmeras,  justificando que o mercado não deve mais ser ausente das causas sociais e ambientais, deixando essa responsabilidade somente para o Estado, o marketing 3.0 procura propor envolvimento de todos por uma causa melhor, por uma vida melhor. Propondo como, quando uma organização pode se moldar no marketing, os autores trazem muitos exemplos seguidos de conceitos e palavras chaves,o que ajuda a reforçar a apreensão do conteúdo, tornando a leitura algo mais confortável que o normal. 

Cada fase do marketing é explicada e exemplificada no livro, marketing 1.0 e o 2.0, traçando um caminho para o leitor sobre a necessidade de evoluir, de inovar o mercado e colaborar com a evolução escalonada do mundo capitalista. De acordo com os pensadores, o futuro do mundo é a China e sua população, sera?
Esse livro vale muito a pena!

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